5 vocalistas que o Keith Richards não suporta

25/02/2025

Da Redação - Ruído Urbano News

De ícones do rock a representantes do pop e do britpop, veja por quem o guitarrista não tem simpatia.

Keith Richards não mede palavras quando o assunto é criticar outros artistas. Ao longo dos anos, o lendário guitarrista dos Rolling Stones – uma figura marcante na história da música – usou diversas entrevistas para soltar críticas afiadas, não só aos novos talentos, mas também aos seus colegas de banda e a outros grandes nomes do rock.

Apesar de seu papel principal ser na guitarra, Richards também já pegou o microfone nos Stones e em projetos solo. O curioso é que, mesmo não sendo o vocalista oficial ou dedicando a maior parte do tempo à função de cantar, ele não hesita em ocupar esse espaço quando o papo é sobre criticar outros cantores.

Confira a seguir uma lista, organizada pela Far Out, com 5 vocalistas que caíram na lista de desgosto do britânico, acompanhados das tiradas que ele fez sobre cada um:

Liam Gallagher

O britpop, que se afastava do rock tradicional, entrou na mira de Keith. Em 1997, ao comentar sobre os irmãos Liam e Noel Gallagher, do Oasis, ele soltou:

"Esses caras são simplesmente detestáveis. Cresça e depois volte e veja se você consegue aguentar. Não ouço nada lá. É tudo apenas retrô para mim. Mas há um elemento de pena."

Jerry Garcia

Mesmo o Grateful Dead, conhecido por sua experimentação e por expandir os limites do rock, não escapou das críticas de Keith. Demonstrando sua antipatia pelo vocalista, ele comentou certa vez:

"O Grateful Dead é onde todo mundo erra. Só vadiando por horas e horas. Jerry Garcia, um merda e chato, cara. Desculpe, Jerry."

Robert Plant

Keith não poupou nem mesmo o icônico líder do Led Zeppelin. Seu incômodo com Robert Plant vinha da voz do cantor. Em 1969, ele disse:

"Toquei o álbum deles algumas vezes quando o comprei, mas então a voz do cara começou a me dar nos nervos. Não sei por quê. Talvez ele seja um pouco acrobático demais."

E, já em 2015, quando o tema voltou à tona, o guitarrista reafirmou:

"Sempre senti que havia algo um pouco vazio nele, sabe?"

Spice Girls

Já tendo mostrado seu ranço pelo britpop, não foi surpresa que o pop dançante também não fizesse sucesso com ele. Enquanto a cena do rock começava a dar espaço para o girl power, Keith fazia questão de diminuir o brilho feminino. Sobre as Spice Girls, ele afirmou:

"Elas são realmente apenas um bando de vadias! Elas sabem cantar? Não! Elas sabem tocar? Não! O mundo enlouqueceu, precisa de algo como elas. Mas elas não vão ficar muito tempo."

Mick Jagger

Mesmo com os Rolling Stones seguindo firmes, as desavenças entre Keith e o vocalista Mick Jagger sempre foram evidentes. Questionado sobre os projetos solo de Mick, Keith foi direto ao ponto:

"Eu acho que todo mundo — com a possível exceção do próprio Mick — aprendeu a lição de que Mick Jagger é realmente bom quando está com os Rolling Stones. Mas quando ele não está, eu acho que ninguém dá a mínima. Se ele entendeu a mensagem ou não…"