Banda Zulu anuncia saída de vocalista e pausa nas atividades após acusações

Da Redação - Ruído Urbano News
O grupo de hardcore Zulu anunciou nesta quinta-feira (13) a saída do vocalista Anaiah Rasheed Muhammad e a decisão de entrar em hiato por tempo indeterminado. O comunicado foi publicado no Instagram da banda, em meio a acusações de abuso físico e mental contra Muhammad.
No texto, a banda se solidarizou com vítimas de abuso e afirmou que não tinha conhecimento prévio sobre as alegações.
"Estamos cientes das acusações feitas contra Anaiah. Nós nos solidarizamos com todas as pessoas que são vítimas de abuso e condenamos os abusos aos vulneráveis de nossas comunidades. Nossos corações estão com qualquer pessoa que tenha sofrido qualquer forma de abuso físico ou emocional, agressão ou qualquer outro ato que tenha causado danos e tirado seu eixo do lugar", declarou o grupo.
O comunicado também menciona Don Brown, baterista que passou pelo grupo entre 2023 e 2024, esclarecendo que ele não fazia parte da banda no momento das acusações.
"Entendemos que isso tem sido extremamente perturbador e decepcionante para qualquer um que apoiou esta banda, sua mensagem e o que ela representa. Após nosso retorno para casa, nos retiramos das apresentações programadas e colocaremos oficialmente este projeto em pausa."
Nos comentários da publicação, fãs elogiaram o posicionamento do grupo. "Dando o benefício da dúvida sobre o conhecimento prévio da questão, eu diria que esta é uma resposta que mostra responsabilização por parte da banda. Bom para todos, a música nunca para!", escreveu um internauta.
Outro seguidor lembrou da saída repentina da baterista Christine Cadette e sugeriu que a decisão dela poderia estar relacionada à situação envolvendo Muhammad. "Estava pensando por que aquela baterista [Christine] com um vocal animal deixou a banda. Acho que tudo faz sentido."
Show no Brasil aconteceu sem o vocalista
Mesmo com a polêmica, o Zulu seguiu com sua turnê pela América do Sul e se apresentou em São Paulo no último domingo (9), durante o NDP Fest. No show realizado no Espaço Usine, o guitarrista Dez Yusuf assumiu os vocais.
O festival contou ainda com nomes como Earth Crisis, Point of No Return, Black Pantera, Clava, Hardgainer e Klitoria.
Confira alguns vídeos da apresentação mais abaixo: