Clássico do Pink Floyd ganha versão restaurada em 4K nos cinemas

04/03/2025

Da Redação - Ruído Urbano News

O lendário filme-concerto Pink Floyd at Pompeii – MCMLXXII, lançado originalmente em 1972, está de volta — desta vez em uma edição remasterizada em 4K que chega aos cinemas ao redor do mundo no dia 24 de abril. A venda de ingressos começa em 5 de março.

Gravado nas ruínas do anfiteatro romano em Pompeia, na Itália, o filme captura uma apresentação intimista da banda, sem plateia. Na época, o Pink Floyd ainda não era o gigante de vendas que se tornaria, e esse registro mostra o grupo mergulhado em seu lado mais experimental. O repertório inclui faixas como Echoes, A Saucerful of Secrets e One of These Days.

Além do show, a nova edição traz imagens raras de bastidores, registradas durante as primeiras sessões de gravação do icônico The Dark Side of the Moon, lançado em 1973.

O processo de restauração ficou sob a liderança de Lana Topham, diretora de restauração do Pink Floyd. Segundo ela, o objetivo era valorizar a estética original, preservando a textura e a atmosfera do filme. "As cores foram aprimoradas e cada quadro foi meticulosamente revisado e reparado, mantendo uma aparência natural e vívida, com ajustes mínimos de granulação."

Para Topham, essa restauração tem um significado especial. "Desde 1994, tenho procurado as elusivas imagens do filme ´Pink Floyd At Pompeii´, portanto, a recente descoberta do negativo original de 1972, cortado em 35 mm, foi um momento muito especial. A versão recém-restaurada apresenta o primeiro corte completo de 90 minutos, combinando a edição original de 60 minutos da apresentação com os segmentos adicionais do documentário do Abbey Road Studios, filmados logo depois."

Quem quiser assistir à produção remasterizada na telona poderá garantir seu ingresso diretamente no site oficial do evento.