Crypta segue como quarteto e definirá nova guitarrista sem pressa, diz Fernanda Lira

14/03/2025

Da Redação - Ruído Urbano News

A banda Crypta confirmou recentemente a saída da guitarrista Jéssica di Falchi, que integrava o grupo desde 2022 e participou do álbum Shades of Sorrow (2023). A decisão, segundo comunicado oficial, foi tomada em comum acordo e partiu da própria musicista.

O trio remanescente – Fernanda Lira (voz e baixo), Tainá Bergamaschi (guitarra) e Luana Dametto (bateria) – garantiu que a saída de Jéssica não afetará os próximos shows, turnês já marcadas e nem a produção do terceiro álbum da banda.

Com a formação reduzida, fãs começaram a especular se a Crypta continuaria como um trio. No entanto, Fernanda Lira esclareceu nos comentários do Instagram (via Rockbizz) que a ideia é manter a banda como um quarteto. Apesar disso, a busca por uma nova integrante será feita com calma, e a escolha definitiva ainda pode levar um tempo.

"Continuaremos como quarteto! Mas iremos com muita calma e tranquilidade nessa escolha. Até que oficializemos alguém, vamos testar e fazer turnês com algumas meninas diferentes! Mas seguiremos como quarteto sim", explicou a vocalista e baixista.

Próximos passos da banda

Atualmente, a Crypta segue promovendo Shades of Sorrow e tem compromissos marcados para os próximos meses. Entre abril e maio, a banda embarca para a Europa como atração de abertura da Slashing Europe Tour 2025, turnê encabeçada pelo Aborted.

Além disso, Fernanda Lira já adiantou, em entrevista à Metal Hammer no ano passado, que o terceiro álbum do grupo será conceitual. A ideia central do disco já está definida, mas a composição das músicas ainda não começou, pois a banda segue em turnê intensa.

"Eu tenho o conceito do álbum – bem, agora vocês sabem que será um álbum conceitual – praticamente pronto na minha mente. Em termos de letras, sei exatamente sobre o que quero escrever e isso vai envolver muito estudo, então tenho um ano muito intenso pela frente. Não começamos a compor músicas porque estamos em turnê. Até o final deste ano, teremos feito cerca de 150 shows em 2024. Então, sim, o novo álbum está longe, [sai] em 2026."

Enquanto isso, a banda continua suas apresentações e, pelo visto, vai testar diferentes guitarristas ao longo dos próximos shows até encontrar a integrante ideal para completar a formação.