Danny Peart, irmão do lendário baterista Neil Peart, falece vítima de câncer no cérebro

18/03/2025

Da Redação - Ruído Urbano News

Danny Peart, irmão do lendário baterista do Rush, Neil Peart, faleceu recentemente após enfrentar um glioblastoma, o mesmo tipo raro de câncer no cérebro que vitimou o músico canadense. A informação foi confirmada por Nancy Peart Burkholder, irmã de ambos, em um grupo familiar no Facebook.

Além de ser membro da família Peart, Danny construiu sua própria trajetória no mundo das artes. Ele era escritor, poeta e fazia parte da Liga Canadense de Poetas. Entre suas obras, destaca-se Stark Naked In A Laundromat (2016), coletânea de poesias que contou com um prefácio escrito por Neil. Danny deixa sua esposa, Janette Lindley, e dois filhos, Max e Nick Peart.

Nancy compartilhou uma homenagem emocionada ao irmão, ressaltando sua personalidade e legado:

"Neste melancólico domingo, é com grande tristeza que compartilhamos que na noite desta última quinta-feira nós perdemos nosso terceiro homem Peart e segundo irmão, Danny, após uma batalha de um ano e meio contra o glioblastoma (câncer no cérebro). Danny compartilhou de nossos incríveis traços dos Peart, que todos os nossos homens carregaram, um verdadeiro cavalheiro com um coração gentil e um espírito generoso. Nós vamos plantar uma árvore no Lakeside Park ao lado da árvore de nosso pai e do pavilhão de Neil, e haverá um novo prêmio começando neste ano no torneio de golfe por 'Esportividade', porque esse era ele verdadeiramente. É irônico que sua equipe de golfe repetidamente chegava em segundo lugar!"

Mesmo após a perda de Neil em 2020, Danny manteve viva a memória do irmão. No ano passado, ele participou do podcast Something For Nothing: A RUSH Fancast, onde falou sobre a grandiosidade do baterista:

"A coisa legal sobre isso é que ele (Neil) será lembrado. Ele era o tipo de artista que era tão singular, tão talentoso, tão trabalhador. Então ele será lembrado como um dos 10 maiores bateristas ao vivo de todos os tempos. Eles vão discutir sobre o lugar dele (na lista), mas eu e você estaremos tão felizes, porque vimos Neil Peart tocar ao vivo. Nós o vimos fazer um solo e nós nunca vimos nada como aquilo antes. E então ele será lembrado, certamente como um baterista de rock. Espero que ele seja lembrado como um escritor. Quase todos os seus livros ainda estão disponíveis."

Assim como Neil, Danny Peart deixa um legado artístico e afetivo que seguirá vivo entre aqueles que acompanharam sua jornada.