Diretor de "Anora" é acusado de ter plagiado projeto de 2016 criado por uma roteirista mulher

07/03/2025

Da Redação - Ruído Urbano News

Nos últimos dias, uma série de posts publicados na rede social Bluesky trouxe acusações contra Sean Baker, diretor de "Anora", filme que venceu cinco categorias no Oscar no domingo (2), incluindo Melhor Filme. Segundo as publicações, o longa teria se baseado em um projeto criado em 2016 por Alana Massey.

As acusações foram feitas por Emily Warfield, que afirma ter participado da etapa inicial do projeto chamado "The Skill Set", uma ideia desenvolvida por Massey. O projeto abordava temas como "amizades, vinganças e trabalho sexual", mas acabou não sendo finalizado por falta de verba.

Warfield relatou que chegou a gravar um piloto, que serviria para apresentar a ideia a possíveis financiadores, e afirma que Baker teve acesso ao material ainda em 2016. "Baker roubou os personagens, o cenário, os temas e o tom de uma pequena produção feita por trabalhadoras do sexo da qual participei em 2015, e que foi compartilhada com ele em 2016 para pedir seu conselho", escreveu Warfield. As postagens acabaram se espalhando também no X (antigo Twitter).

Em tom irônico e direto, Warfield completou: "Não vou ter medo do que pode acontecer só porque um twinkzinho da Geração X, de cabelo seboso, tem uma estatueta e dinheiro para advogados."

O caso ganhou repercussão porque "Anora" saiu consagrado do Oscar com os prêmios de Melhor Filme, Melhor Atriz (Mikey Madison), Roteiro Original, Montagem e Direção. Sean Baker, que dirigiu, escreveu, produziu e montou o filme, entrou para a história ao levar quatro estatuetas por um único trabalho.

Outro ponto levantado por Warfield é a suposta similaridade direta entre os projetos. "Não mudar o nome da Annie ou a aparência dos personagens principais é tão audacioso e desnecessário, ele só faria isso se realmente achasse que a gente não era nada."

Por enquanto, a própria Alana Massey, criadora de "The Skill Set", não confirmou as acusações de Warfield. Em 2016, Massey chegou a divulgar o piloto nas redes sociais, comentando que trabalharia para transformar o projeto em uma série sobre "amizade, vingança e trabalho sexual". Porém, o projeto acabou paralisado por falta de financiamento.

As publicações de Warfield indicam que o projeto foi apresentado a Baker antes mesmo dessa fase de captação de recursos, justamente para pedir conselhos ao diretor.

A cineasta Cheyenne Picardo, que dirigiu o teaser de "The Skill Set", também opinou sobre o caso: "A pessoa que viveu a experiência, escreveu um show bible, filmou um piloto, tentou vender esse piloto e ainda compartilhou o piloto no Twitter, provavelmente merece alguma coisa." Ela acrescentou que há registros públicos de que Baker e Massey de fato trocaram mensagens. "(Para deixar claro, isso não tem nada a ver com algo que eu escrevi. Mas se roubam de um de nós, vão continuar roubando)", comentou.

Ainda no Bluesky, Picardo disse que Massey e Baker tiveram uma "extensa comunicação direta" onde conversaram sobre trabalho sexual e sua representação para um artigo que Baker estava escrevendo na época. "Também sei que a reputação do diretor em ajudar outros diretores é geralmente boa. Então, isso é um choque", completou.

Até agora, nem Sean Baker nem a equipe de produção de "Anora" comentaram publicamente sobre as acusações.