Filme brasileiro "Ainda Estou Aqui" leva o Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025

03/03/2025

Da Redação - Ruído Urbano News

O Brasil saiu premiado no Oscar 2025 com a vitória de "Ainda Estou Aqui" na categoria de Melhor Filme Internacional. O longa dirigido por Walter Salles garantiu a primeira estatueta do país nessa categoria, desbancando concorrentes de peso como o musical "Emilia Pérez", que liderava as indicações deste ano.

Com Fernanda Torres e Selton Mello nos papéis principais, o filme marcou o retorno do Brasil à disputa internacional depois de 26 anos, e venceu em sua quinta indicação na história da premiação.

Além de "Emilia Pérez", a produção brasileira superou "A Semente do Fruto Sagrado" (Alemanha), "Flow" (Letônia) e "A Garota da Agulha" (Dinamarca), que também estavam na briga pelo prêmio.

Entre os indicados, apenas "Emilia Pérez" e "Flow" já haviam sido reconhecidos em outras premiações importantes. Mesmo assim, algumas publicações internacionais como Variety e The Hollywood Reporter já apontavam "Ainda Estou Aqui" como um forte candidato à vitória.

Ao receber o prêmio, Walter Salles dedicou a conquista "a duas mulheres incríveis": Fernanda Torres, que também concorre como Melhor Atriz por sua atuação no filme, e Fernanda Montenegro, que participa da produção e foi protagonista de "Central do Brasil", longa que colocou Salles no Oscar pela primeira vez, em 1999.

Além da vitória na categoria internacional, "Ainda Estou Aqui" também disputa prêmios em outras duas categorias principais: Melhor Filme e Melhor Atriz, com Fernanda Torres representando o Brasil.

Do livro para as telas

Baseado na obra de Marcelo Rubens Paiva, "Ainda Estou Aqui" revisita um dos períodos mais sombrios da história do Brasil: a ditadura militar. Ambientado nos anos 1970, o filme acompanha a rotina da família Paiva, formada por Rubens (Selton Mello), Eunice (Fernanda Torres) e seus filhos.

A trama gira em torno do desaparecimento de Rubens Paiva, levado por agentes da ditadura e nunca mais visto. O drama da família, dividido entre a luta por respostas e a tentativa de seguir em frente, é o fio condutor da narrativa.

O elenco conta ainda com Valentina Herszage, Maeve Jinkings, Antonio Saboia, Olívia Torres, Humberto Carrão, Dan Stulbach, Charles Fricks, Luiz Bertazzo, Caio Horowicz, Daniel Dantas e outros nomes do cinema e da TV brasileira.