Gilsons encerram fase com álbum ao vivo gravado em Salvador

Da Redação - Ruído Urbano News
Depois de três anos rodando o Brasil e o mundo com sua turnê, os Gilsons decidiram registrar esse capítulo intenso com um álbum ao vivo gravado na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador. O disco, batizado de Pra gente acordar – Ao vivo na Concha Acústica do TCA – SSA, chega às plataformas na quinta-feira, 17 de abril, marcando o fim de um ciclo importante para o trio formado por Francisco, João e José Gil – netos e filho de Gilberto Gil.
Longe da fórmula pop tradicional, o grupo carioca conquistou uma legião de fãs jovens, criando uma conexão orgânica ao longo de mais de 240 shows em palcos pelo Brasil, América Latina, Europa e EUA. O álbum traz 19 faixas, mais uma introdução, captadas ao vivo no show de 26 de agosto de 2023. Na ocasião, o trio contou com participações especiais da banda BaianaSystem, Gilberto Gil e Rachel Reis – embora apenas esta última apareça na gravação.
Rachel divide os vocais na faixa "Bateu", colaboração lançada originalmente em 2023 com a presença também de Mulú. Outra parceria incluída no set é "Índia", feita com Julia Mestre e lançada em 2020. A base do repertório, no entanto, segue o primeiro e até agora único álbum de estúdio da banda, Pra gente acordar (2022), com faixas como "Bela", "O dia nasceu" e "Voltar à Bahia".
Além das autorais, o trio ainda homenageia suas raízes e influências com releituras como "Swing de Campo Grande" (Novos Baianos) e "Várias queixas", do Olodum – música que marcou o início da conexão dos Gilsons com o público em 2018. Nesse mesmo single, lançado no começo da caminhada, também estava "Love Love", outra faixa que aparece no novo álbum ao vivo.