Joey Tempest dá pistas sobre o novo álbum do Europe

09/04/2025

Da Redação - Ruído Urbano News

Faz tempo que os fãs do Europe estão esperando por novidades — oito anos, para ser exato, desde que "Walk the Earth" chegou às lojas em 2017. Desde a volta da banda nos anos 2000, eles vinham mantendo um bom ritmo de lançamentos. Mas, dessa vez, o intervalo foi bem mais longo.

A boa nova é que tem disco a caminho. Quem garante isso é o próprio vocalista Joey Tempest, que falou sobre o andamento do 12º álbum de estúdio da banda em entrevista a Igor Miranda, para a Rolling Stone Brasil.

De acordo com Tempest, a pausa prolongada teve um empurrão da pandemia, mas acabou sendo uma oportunidade para experimentar um novo ritmo de criação.

"Nunca tivemos uma pausa entre álbuns tão longa como esta. Sempre vamos da turnê para o estúdio e vice-versa. 'Bag of Bones' (2012), 'War of Kings' (2015) e 'Walk the Earth' (2017) representam um período muito enérgico em nossas vidas, mas estamos em turnê desde então, sem ir ao estúdio. Começou um pouco devido à covid, mas foi bom para compor, pois pude começar do zero. Havia mais tempo, não precisava voltar para a estrada. Isso torna o novo álbum interessante."

O processo de criação ainda está em curso, mas Tempest parece animado com o que vem por aí. Segundo ele, a banda pretende entrar em estúdio ainda este ano e, se tudo correr como o planejado, o álbum novo chega em 2026.

"Estamos na metade. Estamos enviando demos um para o outro, estamos chegando lá. Já temos algumas ótimas ideias. Estamos planejando entrar em estúdio no outono [primavera no hemisfério sul], o que significa que haverá música no ano que vem. Toda a banda está muito animada. As músicas estão chegando, soa fresco. Tem algumas influências do nosso passado também, mas sempre experimentamos. É a aventura do Europe de sempre."

Documentário a caminho

Além do álbum, o Europe também está preparando um documentário sobre sua trajetória. O material vem sendo registrado nos últimos anos e inclui gravações raras dos bastidores dos anos 80 e 90.

"Temos uma equipe conosco há quatro ou cinco anos viajando conosco para documentar o novo Europe. Durante a covid, começamos a pensar: talvez seja hora de fazer um documentário. Pessoas nos pedem isso há anos. Encontramos uma caixa com fitas VHS antigas. Nosso primeiro empresário andava por aí com uma câmera quando éramos garotos. Dizíamos: 'O que você está fazendo? Pare de filmar'. Mas ele continuou a filmar e há vídeos de quartos de hotel, bastidores, de meados dos anos 1980 até 1992. Há coisas inéditas gravadas no mundo todo."

Europe de volta ao Brasil

Enquanto o disco e o documentário não chegam, a banda segue na estrada. O Europe está escalado para o Monsters of Rock, que rola no Allianz Parque, em São Paulo, no dia 19 de abril. Eles dividem o palco com nomes como Scorpions, Judas Priest, Opeth, Stratovarius, Savatage e Queensrÿche.

Antes disso, no dia 16, a banda se apresenta em Brasília, no Arena BRB Mané Garrincha, junto com Scorpions, Judas Priest e Kisser Clan, dentro do festival Arena of Rock.