Lílian Knapp, eterna representante da Jovem Guarda, nos deixou aos 76 anos

25/02/2025

Da Redação - Ruído Urbano News

O universo da música recebeu uma notícia triste: Lílian Knapp, conhecida pelo sucesso "Sou Rebelde", faleceu no último sábado (22) após enfrentar bravamente um tumor agressivo na pelve. Em meio a essa perda, sua equipe oficial no Instagram prestou sua homenagem com o seguinte comunicado:

"É com muito pesar que anunciamos a morte da cantora, compositora e artista Lilian Knapp. Estamos em luto pela nossa maravilhosa cantora. De toda sua equipe de mídia social, fica nosso respeito e carinho. Seu legado vai continuar eterno na música. Lilian vai continuar no nosso coração. Sua estrela ainda brilha entre nós."

Em 11 de fevereiro, o produtor e marido Cadu Nolla, juntamente com a filha Priscilla Evelyn Knapp, lançou uma vaquinha para custear o tratamento de Lilian. Segundo os familiares, ela se encontrava extremamente debilitada e foi internada na UTI do Hospital São Mateus, em São Paulo. Em uma publicação no Facebook, Priscilla desabafou sobre o estado de saúde da mãe:

"Três dias atrás descobrimos que ela está doente… Muito doente. A doença é aquela pior de todas, que eu não quero nomear porque quero ter a impressão que assim ela não se materializa. Mas é grave, em um nível tão avançado que não se entende como não se manifestou antes."

Sobre Lílian Knapp

Lílian iniciou sua trajetória na década de 1960 como parte da dupla Leno & Lilian, que fez sucesso com "Devolva-me" – posteriormente regravada por Adriana Calcanhotto – e também com hits como "Pobre Menina" e "Eu Não Sabia que Você Existia". Na carreira solo, ela se destacou com "Como Se Fosse Meu Irmão" e, principalmente, com "Sou Rebelde", uma versão da canção "Soy Rebelde", que foi lançada em 1978 e vendeu mais de 1 milhão de cópias, eternizando-se como um clássico.

Além disso, Lílian marcou a história ao se tornar a primeira mulher a compor um rock original em português, com a música "O Pica-Pau", gravada por Erasmo Carlos. Em 2008, ela embarcou em um novo projeto formando a banda Kynna, ao lado do guitarrista Luis Carlini e do baterista, que também era seu marido, Cadu Nolla. Juntos, lançaram, de forma independente, o álbum "Underground", homenageando nomes do rock como Júpiter Maçã, Graforréia Xilarmônica e Autoramas.

Fora dos palcos, Lílian explorou o mundo literário ao publicar sua autobiografia em três volumes: "Como um Conto de Fadas", "Sou Rebelde" e "Depois da Chuva Vem o Sol". Nas redes sociais, também foi lembrado que sua música mais recente, "Se Afasta de Mim", foi lançada em abril do ano passado, e que o último show da cantora aconteceu em novembro de 2024, na Ed Carnes – churrascaria de Ed Carlos, outro grande nome da Jovem Guarda.