O baita sacrifício de Bill Ward para o Black Sabbath gravar um de seus maiores clássicos

21/02/2025

Da Redação - Ruído Urbano News

A história do Black Sabbath é um verdadeiro marco no heavy metal, e entre os discos que ajudaram a moldar essa lenda está o icônico Heaven and Hell (1980). Esse álbum foi o primeiro sem Ozzy Osbourne nos vocais, dando espaço para o monstruoso Ronnie James Dio assumir o posto e provar que tinha cacife para a missão. E deu certo: o disco virou um clássico instantâneo.

Mas o que muita gente não sabe é que rolou um baita sacrifício nos bastidores para que Heaven and Hell saísse do papel. O baterista original da banda, Bill Ward, teve que abrir mão de um bem precioso para ajudar a financiar o álbum. Em uma entrevista à Metal Hammer, o músico revelou:

"Um dos meus maiores arrependimentos foi ter vendido uma bela casa, porque precisávamos arrecadar dinheiro para pagar o álbum 'Heaven and Hell'. Conseguir uma casa grande e uma fazenda depois de ter crescido em Aston parecia um grande negócio. Mas a banda veio antes de tudo e, naquele momento, precisávamos de dinheiro para passar para o próximo nível"

Só que as dificuldades de Bill não pararam por aí. Depois do sucesso do disco, ele enfrentou uma fase pesada na vida pessoal, marcada por dificuldades financeiras e problemas com álcool.

"Em 1984, eu havia perdido tudo - não tinha nem mesmo uma calça. Estava usando as de outra pessoa! Saí rastejando de um beco depois de consumir muito álcool e percebi que estava me matando. A ideia passou a ser me reconstruir e fortalecer meu corpo. Alguns anos depois, parei de comer carne, e ponto final. Havia muito trabalho árduo a ser feito, mas uma das melhores coisas que já me aconteceram foi fazer o álbum 'Reunion' [ao vivo do Black Sabbath lançado em 1998]. Eu achava que aquela parte da minha vida havia desaparecido e estava muito triste com isso, então voltar [para a banda] realmente resolveu o problema."

Bill Ward teve várias idas e vindas no Black Sabbath ao longo dos anos, mas seu nome está eternamente gravado na história da banda. Agora, o lendário baterista está confirmado para participar do show de despedida do grupo, marcado para o dia 5 de julho de 2025, em Birmingham.