Oscar vai premiar direção de dublês pela primeira vez na história a partir de 2027

11/04/2025

Da Redação - Ruído Urbano News

Uma mudança importante vem aí no Oscar: a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou que, a partir de 2027 — ano em que a premiação completa sua centésima edição — os profissionais responsáveis pela direção de dublês finalmente terão uma categoria própria na maior cerimônia do cinema mundial.

O anúncio oficial foi feito nesta quinta-feira (10) e marca um avanço na valorização de uma área essencial para a construção de cenas de ação no cinema. Mesmo sendo parte fundamental da sétima arte desde os tempos do cinema mudo, os dublês e coordenadores de ação sempre ficaram fora da disputa por estatuetas.

"Desde os primórdios do cinema, a direção de dublês tem sido parte da produção cinematográfica", afirmaram em comunicado conjunto o CEO da Academia, Bill Kramer, e a presidente Janet Yang. "Temos orgulho de homenagear o trabalho inovador desses artistas técnicos e criativos. Os parabenizamos por seu comprometimento e dedicação."

A criação da nova categoria vem após anos de campanhas dentro da indústria para reconhecer oficialmente os dublês, que arriscam a vida em nome da emoção na telona. As regras para elegibilidade e votação ainda serão divulgadas, e só entram em vigor na edição de 2027. Até lá, a expectativa é grande entre os profissionais da área — que agora passam a ter seu talento reconhecido no palco mais prestigiado do cinema.