Steve Di Giorgio comenta impacto do Metallica no som do baixo nos anos 90

Da Redação - Ruído Urbano News
O baixista do Testament, Steve Di Giorgio, já elogiou o Metallica por sua contribuição ao legado do metal, colocando a banda ao lado de gigantes como Slayer, Megadeth e Anthrax. No entanto, ele também acredita que o grupo teve um papel em uma tendência que acabou prejudicando a presença do baixo na música pesada durante a década de 1990.
Em entrevista ao canal D'Addario and Co., Di Giorgio apontou "…And Justice for All" (1988) como um dos principais responsáveis pelo enfraquecimento do baixo em diversas produções da época. O álbum se tornou famoso não apenas pelas músicas complexas e técnicas, mas também pela mixagem que praticamente silenciou o baixo de Jason Newsted.
Segundo transcrição do Ultimate Guitar, Steve comentou:
"Chegaram os anos 90 e surgiu esse novo padrão de os baixistas serem rebaixados, jogados para o fundo, praticamente apagados da mixagem. Isso já vinha acontecendo antes de '…And Justice for All', do Metallica, mas esse é o exemplo mais famoso de um álbum onde o baixo foi praticamente eliminado na gravação. A combinação desse disco com aquele período e aquele estilo levou o baixo a um ponto em que era quase vergonhoso. Isso me motivou a tocar de forma ainda mais exagerada e dar um motivo para o baixo voltar à mixagem."
Essa não foi a única vez que o baixista abordou o tema. Em uma entrevista de 2012 à Bassplayer (via Wayback Machine), ele reforçou a importância do baixo no som das bandas e criticou a forma como o instrumento foi tratado em algumas gravações da época:
"Aconteceu gradualmente, ao longo de um curto período de tempo, mas, de repente, os baixistas simplesmente não estavam mais sustentando sua parte na banda. Odeio soar tão convencido, mas eram simplesmente baixistas muito ruins. Talvez fossem bons músicos, mas o que eles traziam para as gravações simplesmente não era bom o suficiente e acabavam sendo apagados […]. E isso é uma droga, porque todos nós fomos influenciados pelos mesmos baixistas de hard rock e metal dos primórdios. Você consegue imaginar tirar a linha de baixo de qualquer música do 'Blizzard of Ozz' [álbum de Ozzy Osbourne] ou de qualquer coisa do Rainbow, Black Sabbath ou Iron Maiden? Se você remover o baixo de qualquer uma dessas músicas, você sequer a reconheceria? Led Zeppelin, tantas bandas… O baixo não está apenas segurando a base, ele está criando uma parte essencial da música."
O baixo quase inaudível de "…And Justice For All"
O som quase imperceptível do baixo em "…And Justice For All" gerou discussões ao longo dos anos. O próprio Jason Newsted admitiu, em uma entrevista à Metal Hammer em 2021, que ficou decepcionado quando ouviu o resultado final da mixagem. No entanto, ele compreendeu a decisão de James Hetfield e Lars Ulrich:
"Lars e James eram a dupla original da banda ainda nos tempos de garagem. Eles sempre fizeram as gravações dessa maneira, desde (a demo de 1982) 'No Life 'Til Leather', eram Lars e James, guitarra e bateria. Na fita original, há a caligrafia de Lars, em caneta de tinta, na embalagem, dizendo: 'abaixe o baixo no estéreo'. Já naquela época!"
Apesar dessa compreensão, Newsted também apontou que Ulrich tinha uma tendência a minimizar o baixo na mixagem. Ele citou como exemplo a demo de 1982, mencionando que a banda já orientava os engenheiros a baixar o volume do instrumento antes mesmo de ouvir as gravações:
"De início, acabaram mixando 'No Life 'Til Leather' da forma correta: tem o baixo e tem a guitarra. Mas Lars não queria, pois mexeu com a bateria de alguma forma. Quando ele envia a demo para a gravadora, Combat Records, a instrução é: 'abaixe o baixo antes mesmo de ouvir isso'. Antes mesmo de começar, apenas abaixe o baixo. Desde o início. Antes mesmo de começar."
Por outro lado, Lars Ulrich negou que a decisão tenha sido intencionalmente prejudicial. Em entrevista à Rolling Stone em 2008, ele explicou que o resultado foi mais uma consequência da mixagem do que um plano deliberado para silenciar Newsted:
"'Justice' era 'O Show de James e Lars' do início ao fim, mas não era algo tipo: 'fda-se esse cara, vamos reduzir o volume do baixo'. Era algo mais como: 'estamos mixando, então, vamos dar um tapinha nas nossas costas e aumentar a guitarra base e a bateria'. Mas transformamos tudo isso até um ponto em que o baixo desapareceu."*
O debate sobre a mixagem de "…And Justice For All" continua rendendo discussões entre músicos e fãs até hoje, com opiniões divididas sobre seu impacto no som do metal dos anos 90.