Tobias Forge fala sobre o fim do anonimato no Ghost e suas consequências

12/03/2025

Da Redação - Ruído Urbano News

A identidade dos membros do Ghost sempre foi um grande mistério no início da banda. Ninguém sabia quem estava por trás das encarnações do Papa Emeritus ou dos Nameless Ghouls, o que ajudava a construir a aura enigmática do grupo. No entanto, esse segredo veio à tona em 2017, quando Tobias Forge, líder do projeto, teve seu nome revelado durante um processo movido por ex-integrantes da banda.

Desde então, Forge tem falado sobre os prós e contras desse período de anonimato. Em entrevista à Planet Rock (via Metal Hammer), ele destacou como a ocultação de sua identidade trouxe desafios práticos e, ao mesmo tempo, ajudou na construção da estética da banda. Apesar disso, no saldo final, ele celebrou a mudança:

"(Ter a identidade revelada) fez a vida ficar mais fácil. Antes disso, tínhamos que colocar muito mais esforço extra para que eu não fosse visível. E isso criou alguns prós na manutenção da imagem, mas um monte de contras práticos. Era desconfortável. Fazia as pessoas ficarem desconfortáveis. Criou também um monte de entendimentos errados. Só tornava a vida mais difícil."

Apesar da grande repercussão da revelação, Forge acredita que a exposição não mudou radicalmente sua rotina ou carreira. Ele comentou sobre como se sentia antes e depois do episódio:

"Antes de eu ser revelado e começar a dar entrevistas assim (à paisana), eu não me sentia completamente anônimo. Pós-2017, não me sinto super famoso. Então, essa transgressão, ou passar por esse momento e colocar meu nome nas coisas de forma aberta, isso não significa que todo mundo começou a me reconhecer."

"Mamãe sabia"

O vocalista já havia falado sobre a importância do anonimato em entrevistas anteriores. Em 2015, ainda como um dos Nameless Ghouls, ele explicou ao Loudwire que poucas pessoas sabiam quem eram os integrantes do Ghost – basicamente familiares e amigos próximos.

"É surpreendentemente importante para todo mundo saber o que você faz. Geralmente as pessoas não ligam, a não ser que você se recuse a contar a elas. E se você se recusa a contar a elas, elas realmente vão se importar com o que você faz. Basicamente tivemos que contar para a mamãe o que fazemos."

Ele ainda comentou que, no começo, a identidade dos integrantes não era algo de grande interesse público – nem mesmo para a própria mãe.

"Para começar, isso não era realmente tão importante. O que quer que fizéssemos, não era algo que todos estavam interessados de início, incluindo mamãe."

Hoje, o Ghost segue consolidado como um dos maiores nomes do rock e do metal contemporâneo, e Tobias Forge não precisa mais se preocupar em esconder sua identidade.