Winny Tapajós transforma cacau amazônico em arte nas embalagens da Natura e Dengo

16/04/2025

Da Redação - Ruído Urbano News

A artista indígena Winny Tapajós foi a mente criativa por trás das embalagens da nova linha Ekos Cacau, da Natura, feita com matéria-prima da Cooperativa CEPOTX, no Pará. O trabalho de Winny também ganhou destaque em uma parceria da marca com a Dengo, que lançou uma barra de chocolate para celebrar a chegada da linha de cosméticos.

Natural de Belém e pertencente à etnia Tapajó, Winny mistura arte, ancestralidade e vivência amazônica em seus traços. Formada em arquitetura e urbanismo em 2020, ela atualmente vive em Palmas e defende o protagonismo de artistas da região em projetos que envolvam a Amazônia.

"Estou ocupando um lugar não de apenas uma artista criando um projeto qualquer, mas de uma artista amazônica criando dentro de um universo que também me pertence e me representa", afirmou à CNN. "Acho sempre de extrema importância projetos que envolvem o contexto amazônico contarem com profissionais da Amazônia, por muito tempo esse espaço nos foi tirado e acredito que em passos de formiguinha nós vamos conseguindo nosso espaço de volta."

Na criação visual, Winny mergulhou no universo do próprio cacau, explorando formas e cores fora do óbvio. "Me inspirei nas diferentes formas encontradas no fruto, folhas, semente, caule e fiz uma composição com áreas de cor e abstrações dessas formas e em uma coloração não óbvia, sempre tentando ficar ali no meio termo. Acho muito especial ficar observando e percebendo cada detalhe desse fruto que no dia a dia passa despercebido", explicou.

Para a diretora de marca da Natura, Isabela Massola, a escolha de Winny foi fundamental: "Queríamos que as embalagens tivessem alma, representatividade e autenticidade. A escolha dela foi essencial para trazer a força simbólica do cacau e do povo amazônico para o centro da narrativa visual. O trabalho da Winny não é só artístico, ele é também afetivo e ancestral".

A barra de chocolate da collab entre Dengo e Natura também leva o cacau da CEPOTX e reforça a ideia de uma experiência sensorial completa, que vai além dos cosméticos.

"Essa experiência sensorial podia ir além da pele. Unir a inovação da nossa fórmula ao sabor e à qualidade do chocolate da Dengo foi uma forma de convidar o consumidor a vivenciar o cacau de forma completa: no toque, no aroma e no sabor. As barras de chocolate usam o mesmo cacau amazônico da nossa linha e são uma extensão natural dessa história", disse Massola.