Youtuber britânico analisa Blu-Ray de Edu Falaschi ao vivo e aponta edições no áudio

18/03/2025

Da Redação - Ruído Urbano News

O youtuber britânico Fil, conhecido por analisar performances musicais e identificar ajustes em vocais ao vivo, voltou sua atenção para o Blu-Ray "Vera Cruz", de Edu Falaschi. A análise surgiu a partir de pedidos de fãs e comparou a versão oficial do lançamento com um vídeo gravado da plateia durante o show no Tokio Marine Hall, em São Paulo, no dia 21 de agosto de 2022.

No canal Wings of Pegasus, Fil utilizou a faixa "The Ancestry" para demonstrar diferenças perceptíveis entre a gravação do Blu-Ray e o áudio captado no evento. Com o uso de softwares de edição, ele isolou os vocais de Falaschi e identificou alterações. Segundo transcrição do site IgorMiranda.com.br, o youtuber falou:

"Você pode ouvir que há alguma manipulação do vocal acontecendo aqui e esse tipo de coisa, muito próxima de F#4 [nota musical], essas pequenas partes onde meio que se larga as notas, sim… certamente soa como calibragem [de voz] aqui."

Além disso, Fil apontou que, na gravação feita da plateia, o microfone de Falaschi aparenta falhar brevemente nas primeiras palavras da canção, algo que não ocorre na versão final do Blu-Ray. O youtuber ainda notou mudanças sutis na maneira como algumas notas foram cantadas, sendo encurtadas ao vivo, e mais longas e precisas na versão editada.

Ajustes também na guitarra

Não foram apenas os vocais que chamaram atenção. A guitarra de Roberto Barros também parece ter recebido um tratamento na versão final do Blu-Ray. Segundo Fil, o som captado no vídeo oficial tem notas mais nítidas e uma execução mais precisa do que o registro feito pelo público. Ele alerta:

"Isso é algo que você precisa ter muito cuidado, porque vendo essa performance ao vivo… imagine outras bandas e músicos que talvez estejam trabalhando determinadas técnicas de guitarra como sweep picking e tentando fazer isso ao vivo. Eles veem essas performances 'ao vivo' — e cantores também — e podem pensar que aí é onde está o 'nível', que você tem que tocar neste nível ao vivo [reproduz a prévia oficial], se movendo pelo palco, mas a realidade, na verdade, é esse tipo de coisa [reproduz o vídeo gravado da plateia]."

Fil, que tem mais de 25 anos de experiência como guitarrista, pegou seu instrumento e explicou tecnicamente os desafios de tocar determinadas passagens ao vivo, sugerindo que, em situações como essa, algumas gravações acabam passando por um aprimoramento antes do lançamento.

"As performances ao vivo vão ser a imagem que foi gravada naquela noite, mas o som vai ser potencialmente gravado em estúdio, talvez uma faixa pós-gravada que será adicionada, mas é um pouco ilusório, porque esse não foi o som produzido ao vivo."

O vídeo já acumula mais de 23 mil visualizações em apenas 10 dias.

O vídeo já possui 23 mil visualizações em 10 dias, e pode ser assistido logo abaixo:

Sobre o Blu-Ray "Vera Cruz"

O material audiovisual foi registrado durante a apresentação de Edu Falaschi no Tokio Marine Hall, onde o cantor executou o álbum Rebirth na íntegra, além de faixas do disco Vera Cruz (2021). O evento contou com participações especiais de Elba Ramalho, Thiago Arancam, Fabio Lima, Fernanda Lira (Crypta) e Marcello Pompeu (Korzus).

Sobre o lançamento, Falaschi comentou:

"Esse é um dia muito especial pra mim, a data que deu início ao nascimento oficial da minha jornada ao lado do Angra, ironicamente é também a data do nascimento da minha filha Mikaela, ou seja, um dia maravilhoso pra mim, que eu fiz questão de comemorar com os fãs, presenteando-os de surpresa com o primeiro single do tão aguardado Blu-ray 'Vera Cruz'."

A produção ficou por conta da Foggy Filmes, com direção de Junior Carelli e Rudge Campos. A banda de Falaschi na ocasião incluía Roberto Barros e Diogo Mafra (guitarras), Raphael Dafras (baixo), Aquiles Priester (bateria) e Fabio Laguna (teclados), além dos backing vocals de Fábio Caldeira e Raíssa Ramos.

O Blu-Ray "Vera Cruz" está em pré-venda e tem lançamento previsto para junho de 2025.